quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto - Curso Disseminadores de Educação Fiscal/2011


Projeto Pedagógico

 Título:


Apresentação do Curso Disseminadores da Educação Fiscal aos professores da EEJAQ


Gestor (es) do projeto:

Cristiane Ferreira Góes;
Maria Ângela de Farias;
Walquiria Josiane Engers da Silva
                                                                                           
1. Apresentação
                    
                        Tendo em vista que o curso de Educação Fiscal tenha sido divulgado nas escolas, e a participação dos professores da EEJAQ (Escola Estadual José Alves Quito) não ocorreu de forma abrangente, por não conhecerem o tipo de curso e o ambiente. Logo estamos dispostas a apresentar o curso aos nossos colegas de trabalho: como é e como  funciona o ambiente moodle ESAF a fim de que os mesmos possam ingressar nas próximas turmas.

2. Objetivo geral
                   
                       Motivar os professores da EEJAQ a participarem nas próximas turmas do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal.

2.2 objetivos específicos

·          Promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania;
·          Levar os professores a conhecer nossos direitos e deveres de cidadãos;
·         Compreender como ocorre a Educação Fiscal para podermos fazer as cobranças necessárias para um melhor desenvolvimento do nosso país.
                                
3. Público Alvo
                   
                        Professores da EEJAQ (Escola Estadual José Alves Quito)

4. Metodologia

                        Utilizaremos como metodologia algumas ações próprias além da apresentação dos recursos disponibilizados no ambiente moodle:

·          Dinâmica de socialização;
·         Reflexão inicial – apresentação pp;
·         Explanação sobre o conceito de Educação fiscal;
·         Apresentação do ambiente moodle;
·         Exposição de opiniões.

5. Capilaridade do projeto

Partindo da premissa de que democracia e sistema representativo são
concepções políticas autônomas, mas que se influenciam de forma recíproca,
pretende-se neste projeto mostrar a relação entre estado e sociedade como resultado da construção histórica a partir dos conflitos e interesses de um povo.
Segundo Pedro Demo (1996), “participação é conquista social”. A educação fiscal é uma ponte que nos liga a essa fonte de saber, uma porta que se abre para a construção de um processo de participação popular.

6. Número de vagas
                                
                      Serão disponibilizadas aproximadamente 20 vagas, podendo ser ampliado este número se necessário.

7. Carga Horária

O plano será apresentado em período de máximo duas horas (2h).
                  
9. Cronograma

Atividades
Período
(data)
Objetivo
Responsáveis
Dinâmica de socialização
12/12
Vespertino
Permitir a sociabilidade entre as pessoas.
Maria Ângela,Cristiane Walquiria.
Refletir sobre a busca do conhecimento
12/12
Vespertino
Esclarecer para a busca do conhecimento.
Maria Ângela,Cristiane Walquiria.
Explanar o tema: educação fiscal
12/12
Vespertino
Despertar interesse para o tema proposto.
Maria Ângela,Cristiane Walquiria.
Apresentar os recursos do ambiente
12/12
Vespertino
Mostrar a simplicidade para despertar interesses.
Maria Ângela,Cristiane Walquiria.
Expor opiniões
12/12
Vespertino
Perceber a aceitação da proposta exposta.
Maria Ângela,Cristiane Walquiria.

10. Material de apoio

● Texto impresso
● Folha branca e caneta(dinâmica)
● Música instrumental
● Projetor de mídias
● Internet / Ambiente moodle

11. Divulgação
            O presente projeto será divulgado no blogs  Adeange e EEJAQ

12. Processo de Avaliação

O processo de avaliação dessa ação será feita desde o momento inicial da participação na dinâmica, e do real entendimento do curso de educação fiscal. Será analisada a aceitabilidade da proposta no momento das considerações finais.
                                                  
13-Equipe responsável

Cristiane Ferreira Góes;
Maria Ângela de Farias;
Walquiria Josiane Engers da Silva




Nenhum comentário: