Projeto Pedagógico
Apresentação do
Curso Disseminadores da Educação Fiscal aos professores da EEJAQ
Gestor (es) do projeto:
Cristiane
Ferreira Góes;
Maria Ângela de
Farias; Walquiria Josiane Engers da Silva
1. Apresentação
Tendo em vista que o curso de Educação Fiscal tenha sido divulgado nas escolas, e a participação dos professores da EEJAQ (Escola Estadual José Alves Quito) não ocorreu de forma abrangente, por não conhecerem o tipo de curso e o ambiente. Logo estamos dispostas a apresentar o curso aos nossos colegas de trabalho: como é e como funciona o ambiente moodle ESAF a fim de que os mesmos possam ingressar nas próximas turmas.
2. Objetivo geral
Motivar os professores da EEJAQ a participarem nas próximas turmas do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal.
2.2 objetivos
específicos
· Promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania;
· Levar os professores a conhecer nossos direitos e deveres de cidadãos;
· Compreender como ocorre a Educação Fiscal para podermos fazer as cobranças necessárias para um melhor desenvolvimento do nosso país.
3. Público Alvo
Professores da EEJAQ (Escola Estadual José Alves Quito)
4. Metodologia
Utilizaremos como metodologia algumas ações próprias além da apresentação dos recursos disponibilizados no ambiente moodle:
· Dinâmica de socialização;
· Reflexão inicial – apresentação pp;
· Explanação sobre o conceito de Educação fiscal;
· Apresentação do ambiente moodle;
· Exposição de opiniões.
5. Capilaridade
do projeto
Partindo da
premissa de que democracia e sistema representativo são
concepções políticas autônomas, mas que se
influenciam de forma recíproca,pretende-se neste projeto mostrar a relação entre estado e sociedade como resultado da construção histórica a partir dos conflitos e interesses de um povo.
Segundo Pedro Demo (1996), “participação é conquista social”. A educação fiscal é uma ponte que nos liga a essa fonte de saber, uma porta que se abre para a construção de um processo de participação popular.
6.
Número de vagas
Serão disponibilizadas aproximadamente 20 vagas, podendo ser ampliado este número se necessário.
7. Carga Horária
O plano será apresentado em período de máximo duas horas (2h).
9. Cronograma
Atividades
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Período
(data)
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Objetivo
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Responsáveis
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Dinâmica de
socialização
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12/12
Vespertino
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Permitir a
sociabilidade entre as pessoas.
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Maria
Ângela,Cristiane Walquiria.
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Refletir sobre a
busca do conhecimento
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12/12
Vespertino
|
Esclarecer para
a busca do conhecimento.
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Maria Ângela,Cristiane Walquiria.
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Explanar o tema:
educação fiscal
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12/12
Vespertino
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Despertar
interesse para o tema proposto.
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Maria Ângela,Cristiane Walquiria.
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Apresentar os
recursos do ambiente
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12/12
Vespertino
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Mostrar a
simplicidade para despertar interesses.
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Maria
Ângela,Cristiane Walquiria.
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Expor opiniões
|
12/12
Vespertino
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Perceber a
aceitação da proposta exposta.
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Maria
Ângela,Cristiane Walquiria.
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10. Material de apoio
● Texto impresso
● Folha branca e caneta(dinâmica)
● Música instrumental
● Projetor de mídias
● Internet / Ambiente moodle
11.
Divulgação
O presente projeto será divulgado no blogs Adeange e EEJAQ12. Processo de Avaliação
O processo de avaliação dessa
ação será feita desde o momento inicial da participação na dinâmica, e do real
entendimento do curso de educação fiscal. Será analisada a aceitabilidade da
proposta no momento das considerações finais.
13-Equipe responsável
Cristiane Ferreira Góes;
Maria Ângela de Farias;
Walquiria Josiane Engers da Silva
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